Casa das Artes de Arcos de Valdevez

A intervenção desenvolvida no espaço da Casa das Artes Concelhia assentou na recuperação do edifício do século XVIII, prevendo a instalação de um espaço cultural integrando uma biblioteca, um auditório e uma área de exposições.

Neste sentido, a aposta municipal centra-se no alargamento e dotação de espaços eminentemente culturais. As infra-estruturas e os equipamentos do edifício permitirão o desenvolvimento de novas modalidades ligadas à produção cultural e artística nas suas diversas componentes temáticas: cinema, música, artes plásticas, teatro, entre outras, apoiando a criação e produção cultural, motivando e promovendo acontecimentos locais, de outra forma irrealizáveis. O espaço de intervenção da casa compreende uma unidade moderna e funcional, integrando o espaço da Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, inserido na Rede Nacional de Leitura Pública, bem como zonas especificas dedicadas a actividades formativas infantis e juvenis, atelier de expressão, zona de depósito e conservação de documentos, áreas de consulta e empréstimo, e secção de difusão audiovisual.

Em conexão, mas com possibilidade de operar autonomamente, encontramos o espaço do Auditório, com 234 lugares, integrando um Foyer com zona de exposições temporárias e diversas unidades de apoio.

A capacidade e características do espaço principal são significativas: a unidade de projecção cinematográfica, por exemplo, inclui equipamentos de elevada qualidade, adaptáveis a diversos formatos, com elementos de processamento sonoro da última geração com capacidade de descodificação de sinais digitais. Este equipamento é reforçado por elementos complementares de som de palco e iluminação para apresentações teatrais e/ou performances de média dimensão, bem como para desenvolvimento de conferências, com possibilidade de tradução simultânea, sistema de voto e apresentação multimédia.